Por Celorico

sexta-feira, abril 07, 2006

Blog do CMJ atinge as 1000 visualizações

O número é redondo e bonito.
Pode não parecer muito mas é alguma coisa. Importante é que conseguimos chegar lá com a contribuição de todos.
Para todos aqueles que como eu já fizeram deste blog um pedaço da sua vida, o meu abraço.
Hoje mil amanhã seremos muitos mais.

Futebol em Celorico

Inspirado pelo tema do associativismo que tanta tinta tem feito correr neste Blog, lanço aqui o repto aos participantes para uma discussão séria e aprofundada sobre o tema Futebol.
Sem querer retirar os participantes da discussão anterior, penso que este tema merece igualmente a nossa atenção e reflexão.
Existem em Celorico quatro clubes federados: Celoricense, Gandarela, Fermilense e Mota Futebol Clube e cinco equipas a participarem nos campeonatos oficiais da Associação de Futebol de Braga. Celoricense e Gandarela na Divisão de Honra de Séniores, Fermilense na Primeira divisão regional, Mota na segunda divisão de Juniores e o Celoricense que participa também com uma equipa na segunda divisão de juvenis.
Todos eles recebem da autarquia um apoio financeiro consideravél sob a forma de subsídio (os valores ao certo estão presentes no orçamento camarário, confesso que não os conheço e agradeço a quem os possa divulgar). A primeira questão que me ocorre prende-se com as razões da atribuição desse subsídio. Será que estas colectividades justificam aquilo que recebem?
Que benefícios reais retira o Concelho de Celorico da actividade destas agremiações? Que papel desempenham estas associações na sociedade?
Deixo aqui o meu elogio a quem se dedica às camadas jovens: Celoricense e Mota, penso que apenas o incentivo à prática desportiva pode justificar a atribuição de dinheiros camarários. Só a existência destas duas equipas jovens garante que no futuro se possam desenvolver projectos que assentem em jogadores locais na equipa da terra.
Na mesma medida em que elogio estas duas entidades, tenho que fazer o meu elogio ao Gandarela que sempre soube manter as contas equilibradas, avançando agora para a construção de uma nova bancada provando que sempre viveu com os pés bem assentes na terra e preparando com tempo o futuro. Elogio igualmente o Fermilense que mantém a sua actividade com jogadores da terra que jogam sem receber qualquer ordenado, antes jogando por amor à modalidade e gratidão ao clube que lhe abriu as portas permitindo-lhes a prática desportiva.
Lamento a situação em que se encontra o Celoricense. O total alheamento que os Celoricenses dedicam ao clube mais representativo do Concelho( nas ultimas eleições não apareceram elementos suficientes para compor uma lista à direcção). A proliferação de jogadores "estrangeiros" que compõem o plantel do clube, os custos que isso acarreta e por arrasto o desprezo a que são votados os jogadores da terra. A vergonha que é o Campo da Cruz e a má imagem que passa de Celorico para quem nos visita para ver o futebol. Enfim... A falta de estratégia que marcou estes dez ultimos anos passados a gastar dinheiro que tinham e não tinham para manter de pé um clube cujo único objectivo tem sido manter-se na divisão de honra da Associação de Futebol de Braga.
Preocupa-me que em surdina se fale sempre de uma nova lista candidata à direcção do celoricense feita de malta nova, com novas ideias e que surja para fazer do CDC novamente um clube com o qual os Celoricenses se identifiquem e no entanto, ano após ano o nível das direcções vai baixando e ninguém aparece para dar um novo rumo ( ou até poderia ser o antigo) a este clube que tem Celoricense no nome e que já leva mais de 70 anos de existência.
Deixo isto à vossa consideração.

quarta-feira, abril 05, 2006

Da conversa da treta à discussão séria...

Este Post foi Colocado pelo Colaborador Por Celorico Melhor....
Tomei a liberdade de o colocar como novo Post para a apreciação de todos os Bloguistas:


Interessante, a forma como se pretende desvalorizar e abafar certos temas que vieram parar a este blog. Foi o tema mais participado de sempre. é esse o objectivo de um blog, debater os temas de forma aberta, sem receios (que o anonimato permite) mesmo correndo o risco de alguns participantes se excedam e aproveitem este espaço para caluniar. Para além da historia principal (a noitada do Dr.Bacardi que terminou mal) que em si mesmo é um facto irrelevante e sem interesse para o concelho, ela permitiu lançar outros temas, esses sim mais importantes para o desenvolvimento de Celorico, tais como:
- O clientelismo e favorecimento partidário reinante,
- O falseamento da concorrencia, atraves de intervenção publica nem sempre transparente,
- Concentração de poderes nas mãos de uma unica pessoa,
- A forma menos correcta de fazer oposição que resulta do ataque pessoal, e a falta de credibilidade da mesma
- Noticias sobre a existencia de corrupção,
- Impedimento na secretaria de novos projetos que poderiam gerar emprego, para proteger interesses instalados,
- Ou aproveitamento de ideias de outros para beneficio proprio,
- A dificuldade de encontrar trabalho em Celorico não fazendo parte do sistema (PSD),
- Testemunhos de muitos que tiveram de partir por não encontrarem trabalho.

Tudo isto surgiu, do tema inicial.

Estes são temas importantes para o concelho (Objectivo do blog).

Agora limitaram a participação obrigando as pessoas a identificarem-se não permitindo o anonimato.

Aos gestores do blog acabem lá com a inquisição. Se há pessoas que não se identificam é porque certamente terão as suas razoes.